Respostas a Perguntas Frequentes

Que serviço é este?

É uma resposta ao sistema financeiro injusto e anti-social que conhecemos e que tem causado tantos jogos de poder e miséria. Os Ricos Tostões é uma plataforma onde reina o Tostão - uma moeda virtual, utilizada como instrumento de troca, não com a ambição de acabar com o euro, mas como forma de dar às pessoas mais oportunidades de satisfazerem as suas necessidades.

Isto é mais um sistema de trocas?

Não. Não fazemos trocas diretas de produtos por outros produtos ou serviços. Pelo contrário, os membros da plataforma usam os tostões como um meio de troca semelhante ao euro. Na realidade nem acreditamos muito que o futuro seja voltar a ter sistemas de troca direta, uma vez que estes sistemas exigem que as partes envolvidas tenham sempre produtos do seu interesse e de valor equivalente.

Porquê utilizar uma moeda virtual em paralelo com o euro?

20% da população portuguesa vive na pobreza e se tirarmos os apoios sociais a quem os recebe, o número sobe para 40%. Ou seja, quase metade dos portugueses vive com extremas dificuldades. Em grande parte, isto acontece porque é difícil ganhar dinheiro. Mesmo muitos dos que trabalham, não ganham o suficiente para suprimir as suas necessidades básicas. O que quer dizer que o sistema financeiro atual não é socialmente justo, tornando os ricos mais ricos e os pobres mais pobres.

Ao aderires aos Ricos Tostões vais poder aumentar a rede de produtos e serviços disponíveis pela troca de tostões. Sempre que tu ou outros membros conseguirem adquirir o que precisam por tostões (vestuário, alimentos...), vão estar a poupar euros que podem ser utilizados noutras despesas... água, luz, rendas....

O uso desta moeda virtual é legal?

As moedas virtuais são utilizadas há já bastante tempo em vários locais do mundo. Para o Banco Central Europeu trata-se de um tipo de moeda não sujeita a regulação e que é utilizada e aceite pelos membros de uma comunidade. Em Portugal não há legislação específica sobre estas moedas de troca, pois os reguladores consideram que este tipo de fenómenos em nada beliscam a economia real.

Aderir aos Tostões tem algum custo monetário?

Não, nem nunca terá.

Qual é a diferença entre Conta Particular, Conta Empresa e Conta Associação?

A Conta Particular é para uso pessoal ou profissional mas apenas é permitido registar uma conta pessoal por pessoa. Nesta conta o utilizador pode receber e transferir tostões, publicar produtos e serviços que queira trocar por tostões e fazer pedidos de produtos e serviços que esteja à procura.

A Conta Empresa é para empresas constituídas juridicamente como tal e oferece um conjunto de funcionalidades extra, como a possibilidade de criar campanhas de dar e receber tostões para atraiar clientes. Com esta conta, a empresa tem ainda a possibilidade de transformar os seus seguidores numa mailing list. É ainda o único tipo de conta que pode trocar euros por tostões diretamente na plataforma.

A Conta Associação destina-se a organizações sem fins lucrativos e dá as mesmas possibilidades que a conta Particular, mais a possibilidade de receber donativos. Tal como acontece na conta empresa, a conta associação também tem a possibilidade de fazer a gestão dos seus seguidores.

Como é que guardo, recebo ou "pago" em tostões?

Os tostões são guardados e transacionados virtualmente entre os utilizadores. Funciona tal e qual a conta bancária online. Cada pessoa tem uma conta e um NIM - número de identificação de membro. Sempre que alguém estiver interessado em adquirir um produto ou serviço disponível no mercado ou organização aderente, transfere tostões do seu saldo para o saldo do outro membro. Para o fazer basta utilizar um dispositivo que possa aceder à internet (smartphone, tablet, computador).

Como posso ganhar mais tostões?

  • Só por aderires e acederes à plataforma já vais estar a ganhar tostões.
  • Depois podes ganhar tostões em prémios de desempenho mensal.
  • Assim como por trocares produtos e/ou serviços no mercado por tostões.
  • Por fim, também podes obter tostões gastando euros em organizações aderentes.

Porque não posso ter um saldo superior a 2500 tostões?

O tecto dos 2500 tostões existe para estimular a circulação da moeda. Isto é, para o membro poder continuar a receber tostões, tem de começar a gastar os que já tem e, ao fazê-o, está a ajudar outros a ganhar a moeda. Quanto mais a moeda circular, mais produtos e serviços estarão a ser trocados, mais pessoas estarão a satisfazer as suas necessidades e mais euros estarão a ser poupados.

Como se define o valor de cada artigo disponível no mercado?

São os membros que definem o valor dos tostões, logo, cabe a cada aderente definir quantos tostões quer em troca pelos seus produtos ou serviços. Inicialmente pode parecer mais difícil mas basta olhar para os produtos no mercado ou então assumir um valor inicial em que 1 tostão é igual a 50 cêntimos.

Qual é a validade dos meus Tostões?

Os Tostões não têm validade. Poderás guardá-los e usá-los apenas quando quiseres. No entanto, é possível perder tostões caso estejas demasiado tempo sem aceder à tua conta (300 dias seguidos) ou sem publicar ou atualizar um produto, serviço ou campanha (50 dias seguidos). Verifica nos Termos de Utilização.


Não encontras resposta para as tuas questões?

Ricos Tostões - Moeda Portuguesa Anticrise
Ganha e troca tostões pelo que quiseres.

Mar/2016 - Nov/2017
Todos os direitos reservados